31 de agosto de 2012

Férias Apostólicas - dia 31

De manhã propusemo-nos ir em missão ao mercado da Lagoa da Albufeira. Estavam algumas pessoas a quem oferecemos o nosso "smile da missão".



Decidimos voltar à praia da Lagoa para distribuirmos os nossos "smiles". Eram cerca de meio dia e meio quando terminámos a nossa tarefa. Pensamos ter distribuído ao todo cerca de mil e duzentos "smiles" nas praias, ao longo da semana, fora os mil e cem que ainda estamos a oferecer às pessoas que já pertencem à comunidade paroquial.




À tarde, rezámos com a comunidade da Lagoa, no sítio onde se está a construir o salão, que servirá temporariamente para o culto, enquanto a Igreja de S. Pedro da Lagoa não for construída.

No terço, propusemos meditar em Maria, como modelo da vivência da alegria.


De seguida, pela primeira vez, muitas de nós e da comunidade cristã rezámos Vésperas integradas na Eucaristia.


´

Depois, rezámos a Via-Sacra da Evangelização, dando a volta ao quarteirão da Alameda de S. Pedro.




Estamos quase na recta final das nossas Férias Apostólicas!
Amanhã teremos um dia de merecido descanso e de passeio à Arrábida.

30 de agosto de 2012

Férias Apostólicas: dia 30, dia do serviço

Hoje iniciámos o dia celebrando a Eucaristia no Mosteiro das Monjas de Belém, no Calhariz. Foi uma experiência muito diferente!
Oferecemos a cada Irmã Monja o nosso "smile da missão" e explicámos à Ir. Silvie, a prioresa, o que fazíamos durante esta semana. As Monjas passaram a ter-nos mais presentes nas suas orações.


Neste dia, propusémo-nos estar disponíveis para o que fosse preciso no Centro Paroquial do Castelo, que abriu hoje para arrumações e limpezas, já que reabre ao público na próxima segunda-feira.

Ficam aqui alguns registos deste dia de serviço: na cozinha (a lavar a loiça); nas limpezas; na arrumação da Biblioteca da sala Multimédia; na rouparia e na arrumação de alguns espaços.








A partir das 16h descansámos.
Às 21h animámos uma hora de Adoração ao Santíssimo na Igreja Paroquial, na Corredoura, onde estiveram presentes todos os que quiseram.

Testemunho do Grupo de Claque de Portugal sobre o Encontro Internacional de Jovens da Família Andaluz



Na noite de segunda-feira, dia 16 de Julho, chegámos à Quinta das Tílias. Depois de pousar a mala, fomos para a rua com uma noite maravilhosa onde cantámos, dançámos e rimos. Passado algum tempo as Irmãs chamaram-nos para dentro para fazer um jogo a fim de nos conhecermos a todos. O jogo envolvia balões. No final do jogo o balão tinha que ter escrito o nome, a idade, o sonho, o que mais gostamos de fazer nos tempos livres. Depois partilhámos o que estava escrito.

No dia seguinte, a alvorada foi às 8h da manhã e depois de rezarmos e tomarmos o pequeno-almoço foi tempo de ouvirmos sobre a vida de Luiza Andaluz, com um momento de reflexão, com a presença do profeta Isaías. 

Depois do almoço, foi tempo das claques dos países participantes do I Festival da Canção se preparem e, em apenas uma hora, tivemos de fazer cartazes e depois de muito esforço deu-se início ao festival. Ouvimos todas as músicas e para não ser excepção houve problemas técnicos mas mesmo assim conseguimos ouvir e cantar todas as músicas.

Entretanto foi o momento de falarmos com os colegas dos outros países, mas não conseguimos estabelecer uma ligação estável com Angola. Dado o fim do festival fomos votar e passados 30 minutos dirigimo-nos para o jardim com o propósito de fazermos uns jogos: Mas ninguém estava com muita disposição pois estava muito calor. Então pedimos às Irmãs Beatriz, Rosária, Mafalda e Nilza para partilharem connosco alguns acontecimentos durante a sua vida antes de se consagrarem. O tempo passou a “voar” e já era tempo de jantar. A  Ir. Cristina já estava a nossa espera com um belo churrasco.


Acabado o jantar, aconteceu um dos momentos mais especiais do Encontro Internacional, a noite de oração, tendo por base a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Juventude, sobre a alegria. Ao longo da noite fomos pensando como podemos levar essa alegria ao nosso trabalho, escola, família, amigos, etc. o final da noite de oração teve lugar na capela, em que cada um permaneceu na capela o tempo que considerasse necessário.


Na manhã do último dia, foi a entrega dos prémios para as várias canções e para a claque vencedora. De seguida, tivemos outro momento de reflexão pessoal e, desta vez, com a presença do profeta Lucas. E como a Eucaristia não pode faltar, participámos na Eucaristia presidida pelo Sr. Pe. Carlos Gonçalves.


Nos nossos últimos momentos juntos, fizemos a avaliação do encontro, ouvimos uma das músicas da noite de oração e escrevemos uma mensagem para os países participantes, juntamente com o diploma (prémio) do I Festival da Canção.
Entretanto foi o momento da foto de grupo e o momento das despedidas.

Muitos beijinhos dos jovens portugueses do Encontro Internacional.
Claque de Portugal

29 de agosto de 2012

Dia 29

Hoje celebrámos a Eucaristia na Igreja da Corredoura.
Depois rezámos a oração de Laudes.
O dia estava reservado para visitar doentes e idosos em lares. Nesta terra existem vários lares, mas hoje fomos só a dois: ao Lar da Abadessa, de manhã, e ao Centro de Dia "Casa do Povo", de tarde.

No Lar da Abadessa, o Sr. Salvador  deu até um pezinho de dança!!
















No fim da manhã, ainda fomos dar uma volta ao Castelo para rezarmos um pouco em conjunto.
Depois do almoço, dirigimo-nos à Casa do Povo, no Zambujal, onde jogámos às cartas e convivemos com os utentes.




No fim da tarde, estivemos a preparar a Via Sacra pública que será na sexta-feira, na Lagoa da Albufeira.


Foi um dia em cheio!



28 de agosto de 2012

As nossas cozinheiras - um tesouro da Família Andaluz!!

Não podemos deixar de referir a ajuda preciosíssima das nossas queridas cozinheiras - a Estrela Pinhal e a Alda Rodrigues, do grupo da Família Andaluz do Castelo de Sesimbra. Dispuseram do seu precioso tempo para estarem connosco, ao serviço das Férias Apostólicas.

E que bem que cozinham!!
Como é bom chegar da missão esfomeadas e ter um grande sorriso - e muito mais - à nossa espera!!


A elas o nosso bem haja. 

Dia 28

Hoje celebrámos a Eucaristia em Alfarim. Depois, fomos à Lagoa da Albufeira.
Como era bastante cedo, ainda não eram 10h, aproveitámos para rezar.
Aprendemos a "Lectio Divina", a leitura orante da Bíblia, e partilhámos as interpelações que o Senhor nos fez.


Por volta das 11h iniciámos a missão na praia da Lagoa. Gostámos imenso da experiência.



Esta tarde será de descanso. Estamos em Férias Apostólicas: agora vamos à praia de Sesimbra para relaxar!!
Até à próxima!!

Dia 27

Como habitualmente, iniciámos o dia com a oração de Laudes.
Após o pequeno-almoço passámos a manhã a preparar as atividades, nomeadamente a animação aos idosos do CASCUZ, que visitámos à tarde.



Depois do almoço, lá nos diriginos ao CASCUZ - Centro de Apoio Sócio-Cultural Unidade Zambujalense (para Terceira Idade e Infância).
Às 14h30 o pároco do Castelo celebrou a Eucaristia que nós animámos. De seguida, com os idosos que quiseram lá ficar, rezámos o terço.
Às 15h30 ajudámos a dar os lanches.

Depois, tínhamos uma surpresa! O grupo tinha preparado uma pequena encenação com base no filme "Cartas para Deus" que apresentou aos idosos.
Depois conversámos com eles.






E por fim, como não poderia deixar de ser, estando na Paróquia do Castelo, terminámos o dia visitando o Castelo de Sesimbra!






Viva o Castelo de Sesimbra!!


26 de agosto de 2012

Dia 26 à tarde - Missão no Cabo Espichel

Depois do almoço, continuámos a nossa missão "Sorriso" no Cabo Espichel.
Ficámos encantadas com a vista soberba que o Senhor nos ofereceu!!


De seguida, animámos a Eucaristia das 16h, no Santuário do Cabo Espichel.

O dia ainda não terminou!! Vamos ver um filme - "Cartas para Deus" e iremos relacionar o que estamos a viver com a vivência do "Tyler", protagonista do filme.

Prometemos continuar a dar notícias!

Muitos beijinhos das "apóstolas"!

Dia 26 - Missão na praia do Meco

Depois do rezarmos a oração da manhã, as Laudes, e de tomarmos o pequeno almoço, dirigimo-nos a uma das praias da Aldeia do Meco.



Íamos equipadas com o boné da "Família Andaluz" e com um crachá das Férias Apostólicas 2012, cujo tema é "Alegrai-vos sempre no Senhor".


Na praia, fomos oferecendo o "Smile da missão", um sorriso, com a inscrição "Tu és especial para Mim" (cf. Is 43, 4). A maior parte das pessoas aceitou-os, sorrindo-nos de volta, um tanto surpresos.


No fim da manhã, convivemos um pouco na praia, antes do almoço na nossa casinha!!

As Férias Apostólicas já iniciaram!

Como já foi anunciado, as Férias Apostólicas este ano são na paróquia do Castelo de Sesimbra, na Diocese de Setúbal, de 25 de Agosto a 2 de Setembro.
Participam nestas Férias sete raparigas - da Guarda, Tomar, Santarém, Valado e Cadaval, juntamente com as Irmãs Rosária Monteiro e Eugénia.
Estamos alojadas na "Mesquitinha", na casinha de retiros das Irmãs SNSF que vivem nesta paróquia.

Estas férias iniciaram oficialmente com a Eucaristia das 19h na Igreja da Corredoura, onde fomos apresentadas à comunidade paroquial.

À noite conversámos sobre como seria a semana, nomeadamente, como faríamos a missão a que nos propusemos.

Daremos notícias do andamento da nossa missão!!