28 de agosto de 2014

Amiguinhos de Jesus com Luiza Andaluz - Paróquia da Sé Catedral de Nampula


Os amiguinhos de Jesus com Luiza Andaluz realizaram, no dia 25 de Junho de 2014, um passeio ao mosteiro masculino de Nampula, onde residem os Monges. O Mosteiro localiza-se na estrada nacional no 8, via de Anchilo, depois da Rex, para tal, foi necessária uma contribuição de 20mt cada criança, para o pagamento de transporte que foi reconhecido no mesmo dia.

O grupo teve a sua partida às 8h00, junto da Catedral e chegou ao destino 15m depois. No total eram 19 crianças, acompanhados com os quatro coordenadores (Adélcia, Domingos, Rute e Lázaro) que, juntamente com as duas Irmãs (Preciosa e Assunção) acompanharam as crianças.
Temos de reconhecer que o mosteiro masculino é um lugar aconchegante e muito calmo, sobretudo, porque encontrámos no local, todo silêncio que necessitávamos, até parecia que não estava ninguém por ali, fomos bem recebidos pelos Monges e ficámos à vontade.


Sem perder mais tempo, demos início às actividades programadas para aquele dia, tendo começado por dividir as crianças em 3 grupos, para reflexão e exposição dos ideais de Luiza Andaluz. O primeiro grupo era composto por 6 crianças e foi liderado pelo coordenador Domingos que, além de responderem às questões que as Irmãs, previamente, tinham colocado, apresentaram um teatro, que representava Luiza Andaluz e a sua vocação de evangelizadora. 
O segundo grupo, composto também por 6 crianças, foi liderado pela coordenadora Rute que alem das responder às questões, apresentou um cântico que retratava Luiza Andaluz e sua vocação de ajudar os pobres e, também, apresentou um teatro, que retractava a facilidade de uma criança se desviar do caminho de Deus.
O terceiro grupo, constituído por 7 crianças foi liderado por dois coordenadores, Adélcia e Lázaro. Este grupo, não fugiu à regra de responder às questões que lhes foram colocadas, mas também teve a brilhante excepção, de narrar a história de Luiza Andaluz, relativa à sua vocação de Docente e, mais incrível ainda, foi a sua forma doce de declamar um poema, que mexeu com todos que a escutaram.


Terminadas as reflexões feitas nos grupos, chegou o momento da reflexão geral que foi feita pela Irmã Assunção. Ela falou, de forma sábia, até nos parecia ouvir a voz da própria Luiza Andaluz a falar connosco, a contar-nos a sua história e ensinamentos. Aquele, foi o momento mais alto do passeio, momento onde todos fizeram um silêncio total, que demonstrava atenção, concentração e, acima de tudo, paixão por Luiza Andaluz.
Depois da reflexão, seguiu-se o almoço, precedido de uma oração de bênção, onde todos partilharam o seu farnel. Não podemos falar de almoço, sem falar do delicioso arroz da Irmã Preciosa, que alegra o estômago de todas as crianças, enfim, foi tudo deliciado e saciado.


Depois como é regra, seguiu-se a recreação marcada por várias actividades como o jogo de futebol, o canto, etc. Foi neste momento que, todos juntos, caminharam até ao monte, para assim como o Senhor nos ensinou, rezarmos a oração do Pai Nosso. No monte, as crianças cantaram, dançaram, riram, brincaram com chiquinho e mais.
O passeio terminou com o jogo de pôr amendoim na garrafa, onde foi destacada a Irmã Preciosa como vencedora. Era chegado o momento de voltar para casa, tendo terminado às 16h00 o passeio e, às 16h30, cada criança estava de volta para casa.


Agradecemos a Deus pela força e saúde para podermos estar mais uma vez reunidos e, agradecemos também, por nos ter dado este lindo nome de Amigos e amiguinhos de Jesus com Luiza Andaluz

Nampula, 25 de Junho de 2014

Os Coordenadores

20 de agosto de 2014

Aniversário do regresso a Casa

"Tudo o que é da terra passa... as horas, as tribulações, as alegrias, as dores!... Só a eternidade não passará jamais. Um dia estarei no Céu com Deus para sempre e a sua felicidade imensa será minha!"
                                                                      Luiza Andaluz

Celebramos hoje o 41º aniversário da partida de Luiza Andaluz para a Casa do Pai. Que este dia seja um estimulo para cada um de nós fitar o seu olhar nas coisas do céu.
A vida de Luiza Andaluz continua 
                                                 a inspirar-nos...