27 de novembro de 2014

Trilhos da Fé – Serra de Montejunto


Partilha do Encontro:
Gostámos muito desta experiência, porque pudemos conhecer e conviver com outros jovens de outras paróquias.
Aceitámos esta experiência, porque foi uma maneira diversa de escutar a Palavra de Deus e de ter um dia diferente.
Acolhemos os outros, de braços abertos, com alegria. Foi interessante conhecer novas personalidades, ajudando-nos assim a lidar com os outros.
As irmãs eram acolhedoras e simpáticas. Tinham actividades que nos fizeram reflectir, sobre o que queríamos fazer da nossa vida.
Agradecemos a todos por este dia, queremos repetir!


9.º Ano da Catequese de S. Tomé de Lamas

24 de novembro de 2014

Reflexão do grupo da Família Andaluz Jovem - Portugal



Foi no passado dia 15 de Novembro de 2014 que um novo grupo da Família Andaluz (FA), de oito elementos, se reuniu pela primeira vez em Santa Cruz na casa da Stephanie Gomes e do Samuel Gomes.
No início, depois da oração inicial, foi-nos apresentada a biografia de Luiza Andaluz e um pouco da sua obra, bem como os seus ideais. Ideais estes que se mantêm até aos dias de hoje e que os grupos da Família Andaluz tanto pretendem manter. Para alguns elementos foi a primeira vez num grupo da Família Andaluz e por isso mesmo, foi importante identificarmo-nos com os valores da sua fundadora.
Depois desta apresentação foi dada a oportunidade de refletir no porquê de cada elemento estar ali. Cada um, dentro do seu coração, tentou procurar a razão pela qual aceitou aquele convite simples e humilde. Cada um reflectiu, serenamente, e partilhou em seguida a razão pela qual aceitou o convite.


Após termos debatido o porquê de estarmos ali, lemos o Evangelho daquele Domingo (16 de Novembro de 2014), a parábola dos talentos, tirada de São Mateus (25, 14-30). Refletimos também nas palavras do Papa Francisco sobre aquele Domingo, palavras em que o Papa refere “o homem da parábola representa Jesus, os servos somos nós e os talentos são o que o Senhor nos confia para nos fazer crescer e para fazermos crescer”. Assim sendo, a cada elemento foi dada a oportunidade de reflectir, mais uma vez, sobre os talentos que o Senhor lhe confia, hoje. Que talentos tens tu? Como estás a desenvolver os teus talentos? Que medos te impedem?


Foi com muita alegria que todo o grupo partilhou e chegou a algumas conclusões: quanto mais partilhamos e mais nos damos na nossa comunidade, mais alegres somos, a verdadeira alegria do Evangelho que o Papa tanto nos fala. Muitos elementos são catequistas e houve uma partilha nesse sentido, como colocar em prática esse talento e como conseguimos contagiar as crianças, adolescentes e pais com a nossa alegria. Que dificuldades o mundo nos oferece hoje, que valores o mundo impõe e como dar um testemunho cristão em todo e qualquer ambiente. Como é que o nosso comodismo nos afeta e nos impede de amar e de nos darmos mais ao próximo, de estarmos mais atentos e ativos na nossa comunidade em vez de delegarmos essa mesma alegria apenas para os outros.
Saímos, naquela noite, com a certeza que Deus confia plenamente em nós, confia-nos talentos tão diferentes, mas confia de forma autêntica em cada um de nós. Dá-nos a oportunidade de crescermos e de fazermos crecer algo nos outros, através do nosso testemunho. A Palavra é viva, é alegre e é contangiante, cabe-nos a nós, jovens, colocar todos os nossos talentos a render e, juntos, contagiarmos mais pessoas, mais jovens a viver esta alegria do Evangelizar.

Claudia Gomes

16 de novembro de 2014

Prière avec des chants de Taizé

No dia 11 de Novembro alguns jovens da Pastoral Portuguesa de Saint-Gilles participaram numa tarde diferente, promovida pela pastoral de Jovens da Diocese de Malines/Bruxelles.
Fomos até à Catedral St. Michel a pé, juntamo-nos com outras pessoas e fomos até à Igreja da Madalena onde houve uma conferência sobre a Europa. DE seguida tomamos um cházinho na entrada da Catedral e fomos para a Oração, com cânticos de Taizé.
Depois de louvar o Senhor um passeiozinho na Grand Place e uma deliciosa gaufre...
Quando os jovens da Família Andaluz passarem por cá, pagamo-vos uma...




4 de novembro de 2014

Dia de Todos os Santos

Somos chamados à santidade.
Ser santo é o melhor legado que podemos deixar.
No dia 1 de Novembro o grupo de jovens da Pastoral Portuguesa de Saint-Gilles, reuniu-se para recordar este apelo à santidade que é feito a cada um.
Ajudou-nos nesta descoberta o filme: "Moscatti, o amor que cura".
Na nossa vida quotidiana, que a medida do amor seja amar sem medida.
Este apelo é fonte de alegria, por isso ainda houve tempo para"queimar as castanhas" e permanecer em alegre convívio.