12 de outubro de 2009

Emanuel na Guiné



Depois de um voo óptimo de 4 horas posso-vos dizer que, por enquanto, gosto muito de aqui estar, no entanto o calor é que me satura...Embora a minha casa tenha ar condicionado que posso usar entre as 08:00 e as 16:00, à noite tenho uma ventoinha de tecto que ainda é melhor! Descobri que se a ponho no máximo voa tudo para o meio da sala.

Gostava de vos enviar umas fotos, das que já tenho condições de fazer, mas não as consigo passar por mail pq são muito pesadas. No entanto, no Natal, qdo aí for, teremos certamente oportunidades de ver como são as coisas por aqui. Posso-vos dizer que me impressionam os caracóis. Enormes e em forma de búzio! A natureza é muito verde e os abutres estão sempre a pairar sobre Bissau.

As estradas têm umas "bolachas" de asfalto aqui e acolá recordando o tempo em que alguém (Amílcar Cabral) governava a pensar no povo. Já estive em casa do Sr. Henrique Rosa, eterno candidato à presidência. No entanto, com as últimas eleições a Guiné parece ter ganho alguma estabilidade, num processo eleitoral exemplar e com uma taxa de adesão superior a 90%.

Os mercados tradicionais, sobretudo o do Bandim e Caracol são locais incríveis. Tudo se vende e se faz. De facto, a medicina tradicional aqui está muito enraizada e prova bem que o povo tem soluções incríveis para os seus males. A malária, como me disse a Antonieta (administrativa da Caritas) é o pequeno almoço do guineense e a sida, vive-se com ela, como doença crónica e...Vive-se, sempre a rir! Por falar em mercado tradicional. Tb eu tive de me render ao Bandim e comprar umas raízes que distribuí pelas imediações da minha casa para repelir as cobras cuspideiras que por aqui abundam. Penso que aprenderam com a enorme comunidade muçulmana de Bissau que passa o tempo a cuspir, por altura do Ramadão, pois o Jejum é tal que nem a sua própria saliva podem engolir! Mas posso-vos dizer que trabalho com uma equipa muçulmana excepcional!

Acho muito engraçado pq a saudação é sempre repetida. Dizemos "Bom dia" e ouvimos "Bom dia, bom dia!" Vou fazer parte de uma equipa de trabalho que pretende abrir canais comerciais para exportar os produtos da terra e incentivar à instalação de um sistema semelhante ao de economia de mercado, pelo q se pretende formar uma comissão de produtores. Eventualmente, poderei precisar do apoio de alguns de vós.

Que dizer ao Emanuel neste inicio de missão por terras da Guiné???
Deixa a tua mensagem...

Sem comentários: