2 de fevereiro de 2012

SER CONSAGRADO, QUE BOM!




Sabias que todos os cristãos são CONSAGRADOS ao Senhor, pelo batismo?
Sabias que, no teu batismo, passaste a ser colaborador/a de Cristo, na Sua missão apaixonante, de sacerdote, profeta e rei?
Sabias que esta participação na missão de Cristo, configura a tua identidade de cristão, e chama-se “sacerdócio comum dos fiéis”: ser rei, como Jesus, amando e servindo; ser profeta, como Jesus, anunciando a verdade, a justiça, a paz e o bem; ser sacerdote, como Jesus, sendo pontífice, isto é, “fazendo a ponte”, unindo as pessoas entre si, e com Deus, na oração, no louvor e na construção da comunhão. É lindo demais, não achas?
Que grande e que radical é o dom da fé!

Sabias que há dois sacerdócios: o sacerdócio de Cristo e o sacerdócio comum.
O sacerdócio comum concretiza-se em diferentes vocações fundamentais ou modalidades de vida – laical (leigos), ministerial (padres, diáconos, bispos), de consagração (freiras e frades) – que se complementam entre si.
De facto, todos somos feitos para a doação e o serviço, e realizamos a nossa vocação, na medida em que nos damos, no serviço…

Mas hoje, 02 de fevereiro de 2012, Dia do Consagrado, sabias que nos referimos a todos os que, respondendo ao apelo do Senhor, Lhe ofereceram o seu ser todo inteiro, dum modo indiviso e radical, pelos votos de castidade, pobreza e obediência?
Ofereceram ao Senhor o seu coração, o seu afeto, a sua própria sexualidade e se consagraram em castidade, para mais profundamente amar. Para que Cristo se tornasse, para eles, a sua única riqueza, preferem viver na simplicidade e na pobreza e para que, em cada decisão da sua vida, melhor acertem com a vontade de Deus, fizeram voto de obediência, entregando a Cristo toda a sua vontade e liberdade.

Toda a Igreja é missionária e se alegra por levar o Evangelho ao mundo”. Mas, “a Igreja de hoje tem uma necessidade imperiosa dos consagrados para evangelizar o mundo. No despojamento da sua entrega a Deus e à Igreja, eles constituem um sinal verdadeiro do amor de Deus pelo seu povo e da felicidade que se alcança quando se põe n’Ele a confiança. A sua palavra suportada por um estilo de vida aberto aos outros, por uma fé incarnada e por uma esperança alicerçada em Deus, tem força persuasiva. O seu amor partilhado em gestos quotidianos de caridade, leva a marca inconfundível e inegável do Filho de Deus que morreu por aqueles que ama.” D. Virgílio do Nascimento Antunes, Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios para a Semana do Consagrado 02/01/2012




A vida consagrada é uma clara interpelação para que descubras a vocação que trazes em ti, na progressiva consciência do dom que recebeste. Cf. José Eduardo Borges de Pinho 14/01/2012, Casa Madre Andaluz, Santarém, A eclesiologia de comunhão, 50 anos depois o Concílio - relevância actual do sacerdócio comum dos fiéis



Que bom é seres já consagrado pelo batismo! Que missão tão apaixonante é descobrir a própria vocação na Igreja e no Mundo e ser-lhe fiel no seguimento de Cristo!

Sem comentários: