30 de agosto de 2012

Testemunho do Grupo de Claque de Portugal sobre o Encontro Internacional de Jovens da Família Andaluz



Na noite de segunda-feira, dia 16 de Julho, chegámos à Quinta das Tílias. Depois de pousar a mala, fomos para a rua com uma noite maravilhosa onde cantámos, dançámos e rimos. Passado algum tempo as Irmãs chamaram-nos para dentro para fazer um jogo a fim de nos conhecermos a todos. O jogo envolvia balões. No final do jogo o balão tinha que ter escrito o nome, a idade, o sonho, o que mais gostamos de fazer nos tempos livres. Depois partilhámos o que estava escrito.

No dia seguinte, a alvorada foi às 8h da manhã e depois de rezarmos e tomarmos o pequeno-almoço foi tempo de ouvirmos sobre a vida de Luiza Andaluz, com um momento de reflexão, com a presença do profeta Isaías. 

Depois do almoço, foi tempo das claques dos países participantes do I Festival da Canção se preparem e, em apenas uma hora, tivemos de fazer cartazes e depois de muito esforço deu-se início ao festival. Ouvimos todas as músicas e para não ser excepção houve problemas técnicos mas mesmo assim conseguimos ouvir e cantar todas as músicas.

Entretanto foi o momento de falarmos com os colegas dos outros países, mas não conseguimos estabelecer uma ligação estável com Angola. Dado o fim do festival fomos votar e passados 30 minutos dirigimo-nos para o jardim com o propósito de fazermos uns jogos: Mas ninguém estava com muita disposição pois estava muito calor. Então pedimos às Irmãs Beatriz, Rosária, Mafalda e Nilza para partilharem connosco alguns acontecimentos durante a sua vida antes de se consagrarem. O tempo passou a “voar” e já era tempo de jantar. A  Ir. Cristina já estava a nossa espera com um belo churrasco.


Acabado o jantar, aconteceu um dos momentos mais especiais do Encontro Internacional, a noite de oração, tendo por base a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Juventude, sobre a alegria. Ao longo da noite fomos pensando como podemos levar essa alegria ao nosso trabalho, escola, família, amigos, etc. o final da noite de oração teve lugar na capela, em que cada um permaneceu na capela o tempo que considerasse necessário.


Na manhã do último dia, foi a entrega dos prémios para as várias canções e para a claque vencedora. De seguida, tivemos outro momento de reflexão pessoal e, desta vez, com a presença do profeta Lucas. E como a Eucaristia não pode faltar, participámos na Eucaristia presidida pelo Sr. Pe. Carlos Gonçalves.


Nos nossos últimos momentos juntos, fizemos a avaliação do encontro, ouvimos uma das músicas da noite de oração e escrevemos uma mensagem para os países participantes, juntamente com o diploma (prémio) do I Festival da Canção.
Entretanto foi o momento da foto de grupo e o momento das despedidas.

Muitos beijinhos dos jovens portugueses do Encontro Internacional.
Claque de Portugal

Sem comentários: