6 de maio de 2014

EM VIAGEM À DESCOBERTA AO QUE SOMOS CHAMADOS



«A que somos chamados?» foi o tema do Encontro de adolescentes do Patriarcado de Lisboa que decorreu no Centro Paroquial do Vimeiro, no passado dia 12 de Abril.
Este evento foi animado pela equipa da Família Andaluz (9 Leigos e 5 irmãs) onde estiveram presentes adolescentes das Vigararias de Alcobaça e de Nazaré, que se fizeram ouvir muito animados cantando a “de (Paróquia) porque vieram?” “de (Paróquia): viemos Louvar o Senhor”. De seguida com a Oração da manhã, ouvindo também algumas palavras do Papa Francisco, quando se dirigiu aos jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) no Brasil. 
Este foi o embarque para a viagem do nosso dia em descoberta do que somos chamados à vida, à vida cristã e a uma vocação específica – temas dos Ateliers – onde vivemos momentos de diálogo, partilha, reflexão e animação, sempre com Jesus ao leme
De manhã, em pequenos grupos, no atelier Chamados à Vida, dialogámos sobre a vida como dom de Deus que nos chama a viver com responsabilidade todas as dimensões humanas – a minha interioridade, afectividade, relacionamento pessoal, com os outros, com Deus e com o mundo. Partilhámos que rumo dar à nossa vida, que é uma viagem única; apreciámos a beleza do ser humano comparado com um “veleiro”, o que o identifica, o que tem, o que leva em viagem e o que lhe falta para seguir melhor e, reflectimos, quem o dirige e orienta, como vai enfrentando as dificuldades e passando nas alegrias?
No segundo atelier Chamados à Vida Cristã, ouvimos e rezámos a Palavra, em Act 8, 26-39, a viagem de Filipe e o eunuco etíope. Foi um momento de nos revermos na viagem do Etíope que procurava respostas para as suas inquietações, encontrando-as em Deus através de Filipe que viajou com ele. Foi um momento de partilha que nos levou também a querer procurar Deus e estar atento ao que Ele nos vai dizendo.
Depois dum almoço partilhado, houve grande animação. Da parte da tarde, ouvimos alguns testemunhos: da Vida Consagrada - Irmã Sandra, do Sacerdócio – Padre José Miguel e do Matrimónio – Stephanie e Samuel. Partilharam como responderam e vivem ao que Deus os chamou e vai chamando dia-a-dia nas suas vocações específicas. Livremente, os adolescentes colocaram-lhes questões cujas respostas foram muito ricas e formativas. Terminámos o nosso encontro com a celebração da Eucaristia, missa vespertina de Domingo de Ramos.

Sofia Norberto (Postulante S.N.S.F.)

Para ver mais fotografias Clique aqui

Sem comentários: