31 de agosto de 2009

Retiro de Silêncio - Quinta das Tilias

Seguem algumas partilhas do retiro de 12 a 16 de Agosto na Quinta das Tilias



Num tempo em que o tempo é um factor escasso, em que as solicitações se multiplicam até à exaustão e o trabalho impera como um compromisso ansioso, custa pensar como é possível aderir a uma proposta de retiro em que nos afastamos da rotina e damos espaço ao silêncio e à oração.

Por vezes, o difícil acontece e aconteceu entre os dias 12 e 16 de Agosto de 2009, na Quinta das Tílias em Belas, esse tempo de encontro, promovido pelas Servas de Nossa Senhora de Fátima, nas pessoas da Irmã Mafalda e da Irmã Teresa.

Partilho essa experiência com um sentimento de afecto. Sentimento com que em silêncio e tranquilidade orante me envolvi num abraço fraterno com Cristo, pois é assim que sempre me sinto quando me desejo encontrar com o Senhor. Oriento o meu pensamento para Ele e Ele está sempre, vivo, perene, infinitamente ressuscitado!

No silêncio retirado, trouxe mais cultivado o desejo de comunhão com todo o mundo em que encontro a divina intervenção do Senhor, trouxe uma ruidosa agitação de alma que me move para uma acção testemunhal e trouxe um propósito de crescimento interior que, creio, moverá os meus actos e o meu coração para uma ousadia cada vez maior.

Deste retiro, trago reforçada a minha disponibilidade para ser Cristo!
(Emanuel Pereira)


O Bom Senhor dá-nos de presente a oportunidade de sossegarmos a agitação do dia-a-dia, e interrompermos as coisas normais da nossa vida, para, na tranquilidade, podermos escutar o que o Seu coração diz ao nosso. Deus diz-nos sempre que tem por nós um amor imenso! Um amor que cuida, que está sempre atento aos nossos desejos e medos e que, não necessitando, escolhe precisar de nós.
Na Quinta das Tílias, a beleza das árvores, a simplicidade da casa, a orientação e o cuidado das irmãs, o testemunho uns dos outros também ajudam a este encontro, entre mim e Deus, que é a Verdade.
É uma experiência que aconselho a todos!
Não há nada, nem festival que a igual - em profundidade, em paz e no que tem de essencial para a vida!
(Sandra Bartolomeu)


«Para se contemplar as maravilhas do Senhor, na Quinta das Tílias, é só abrir os olhos» dizia alguém neste último retiro de Silêncio. Abrir os olhos, os ouvidos, a inteligência, o coração... Para mim fazer Silêncio é uma atitude de disponibilidade, de abertura do coração, de atenção a tudo quanto nos rodeia, uma atitude de Escuta. Quando fazemos silêncio, damos espaço para que outros falem, damos espaço para que Aquele que é o Amor, nos fale. Então, que terá o Amor para nos dizer, por que caminhos nos quererá Ele conduzir? Escutar e Ficar, permanecer junto d'Ele. Deixar-se Conduzir...
Para mim este retiro foi mais um pequeno grande passo no meu caminho, um Sim da minha parte, ao convite do Senhor para estar com Ele. Fazendo minhas as palavras de S. Paulo faço assim a minha partilha: «Eu sei em quem pus a minha confiança...».

(Susana Coito)

1 comentário:

dream* disse...

E o próximo que houver eu quero ir!... Poderá ser um pouco difícil para mim, que não consigo estar calada... Mas talvez seja por isso mesmo que preciso de o fazer.
Tenho pena de não ter ido a nenhum encontro este Verão, mas não deu :(
Mas animei a festa do encontro, e a semana passada estive em Taizé, o que foi muito bom, e muito importante!
Um abraço,
Adriana