10 de outubro de 2011

Partilha de Voluntariado em Moçambique










Ana Úrsula, é estundante de Medicina no Porto. E partiu para Mavila, em Moçambique, fazer voluntariado. Nas próximas linhas, ela partilha a sua experiência.

"É difícil em poucas palavras descrever a experiência de um mês . Os dias foram todos muito intensos e todos os meus sentidos captavam o mais possível… Assimilei o cheiro, as cores, as palavras, a simpatia, o andar simples e feliz, todos os pormenores de uma vida tão diferente da nossa! A experiência como voluntaria, mesmo que de curta duração, é muito gratificante e a simplicidade da entrega é do mais maravilhoso! Vai-se sem expectativas e vem-se cheio delas. Vai-se de coração aberto para dar, e fica-se com a sensação que recebemos mais do que damos. De facto, muito mais que uma entrega é uma partilha… Ambos os lados partilham o que têm, e no fim, ficamos todos muito mais ricos…
Os dias eram passados entre a biblioteca, a escola, o posto médico, a maternidade e as comunidades. Tentava responder aos pedidos e às expectativas que a própria população criou… Estudei, para ajudar e entreguei-me aos costumes, à língua, no fundo à comunidade.
Ensinei a juntar letras, os números, a assinar o nome, expliquei matemática, ciências e tudo o estava ao meu alcance… Eles não sabem, mas ensinaram-me muito mais; ensinaram-me que a vida pode ser simplesmente simples e feliz, e que a beleza das coisas reside em pequenos gestos, num sorriso, numa troca de olhares, num aperto de mão ou numa simples entrega… Quando nos entregamos verdadeiramente o pouco que se faz, transforma-se numa imensidão, imensidão essa que recebemos na partilha!
Agradeço a toda a congregação a oportunidade, a hospitalidade e todos os ensinamentos. Ás Irmãs de Mavila e Maputo, bem como aos padres e à comunidade de Mavila agradeço do fundo do coração tudo aquilo que me ensinaram, tudo aquilo que partilhamos, descobri a “Mana Ana”, que veio comigo para Portugal e prometo nunca esquecer!"


Nabonga Kunene
Ana Úrsula Martins

Sem comentários: