21 de abril de 2010

Encontro de Adolescentes na Amareleja: Nós, Eu e Jesus



É com grande alegria que fazemos eco do Encontro de Jovens na comunidade de Amareleja, que ocorreu no passado sábado, 17 de Abril.
O desafio foi lançado: passar um dia de sábado fora do comodismo normal de fim-de-semana, e participar num encontro de jovens onde pudéssemos ir mais além e profundo na descoberta do conhecimento sobre Jesus.
Juntamente com a Irmã Teresa Frias e as restantes Irmãs aqui da nossa singela comunidade, foi possível realizar um encontro com três corajosos jovens, que se disponibilizaram para serem tocados por Jesus durante um dia inteiro.
Começamos pelas 9h, sempre na esperança de aparecer mais alguém para integrar o grupo. Mas, por vontade de Deus, começamos o encontro com três jovens, o Gonçalo, a Daniela e a Alexandra e assim se desenrolou a actividade que durou até às 16h30.
Entre jogos quebra-gelo e o habituar de relacionamento com aqueles que não conhecíamos tão bem, fomos tentado descortinar uma imagem de Jesus sedento por os tocar e, antes disso, proporcionar aos jovens em questão a verdadeira riqueza que é poder contar com este Amigo que é Cristo Ressuscitado.


‘Nós, Eu e Jesus’ foi o tema que escolhemos para titular este encontro e, pela ordem descrita se desenvolveu a actividade. Depois de nos conhecermos uns aos outros, com os jogos iniciais, passamos a batata quente aos jovens, querendo que aprofundassem o seu conhecimento pessoal, o que são na realidade e interioridade. Convidámo-los a explorar os seus medos e angústias e a sentir o peso às suas ‘pedras’ que são estes sentimentos. Escreveram o que sentiam num papel e, depois de uma partilha, queimamos simbolicamente essas pedras, vendo no fogo, a esperança de ultrapassarmos esses medos que nos podem bloquear por vezes na conquista de sermos felizes.
Num lugar especial, a pequena igrejinha da nossa vila alentejana, os três corajosos jovens saborearam a calma do dia e pensaram no como Jesus nos ama. Já a iniciar a tarde, pegamos nas mochilas e partimos em busca de outro local, desta agora, para almoçar e apreciar a beleza de criação de Deus. Sob uma chuva um pouco ameaçadora lá nos colocamos ao caminho e desfrutamos de um almoço à beira de umas árvores e de alegria contagiante.




Já no regresso ao espaço da casa da comunidade, observamos algumas presenças da criação de Deus, recolhendo flores e elementos que nos lembrassem do tutor da nossa existência. Assim lançamos o mote para a terceira parte do nosso encontro, procurando a face de Jesus e o seu conhecimento mais profundo.
Como no texto que lemos, Deus faz-se apresentar em coisas simples, no toque de uma borboleta, no cantar de uma cotovia, no bradar dos trovões e na simplicidade que é o nascer de uma nova vida. É esta a mensagem que quisemos transmitir aos jovens do nosso encontro, Jesus faz-se presente entre a criação e nas coisas mais inesperadas.
Acho que muito mais haveria para dizer e explicar, mas as palavras começam a falhar quando a alegria deste encontro é relembrada. Mesmo só com três jovens pudemos sentir a presença de Jesus e a sua ajuda para levarmos em bem o nosso projecto de Encontro de Jovens. Tanto eu como as Irmãs sentimos que deixamos uma pequena marca naqueles jovens corajosos. Que os interrogamos, que lhes suscitamos outras abordagens ao conhecimento de Jesus, deles mesmos e do Outro.


Vanessa Quitério

Sem comentários: