29 de março de 2012
28 de março de 2012
Testemunhos de vários grupos que participaram no Retiro da Quaresma
27 de março de 2012
Testemunho dos Jovens que participaram no Retiro de Quaresma no Santuário Bom Pastor do Carvalhal
Foi muito gratificante estar neste retiro. Aumentou a nossa fé e contribuiu para nos ajudar a ser melhores. A felicidade e o Amor são o caminho para as nossas vidas. O convívio também foi muito importante.
26 de março de 2012
Testemunhos sobre o Retiro de Quaresma dos Grupos dos crismandos da Benedita
23 de março de 2012
Testemunhos dos Jovens da Benedita que participaram no Retiro de Quaresma
Grupo do Samuel
O nosso grupo, neste retiro, aprendeu que “onde existe caridade e amor aí habita Deus”. A verdadeira felicidade é ver no outro, meu irmão, o rosto de Quem nos une que é Cristo e, através da nossa vida, contribuir para a sua felicidade. Vivemos num mundo cada vez mais materialista e vazio de valores, de Deus… Que o nosso testemunho, como jovens cristãos, seja a força para a evangelização deste mundo, que não conhece a verdadeira felicidade que é Cristo.
22 de março de 2012
Retiro de Quaresma para os Crismandos da Benedita
Segue-se ao longo da semana um testemunho de cada grupo da vivência deste Retiro.

Testemunho do grupo do José Rebelo
Inicialmente não pensámos vir, as expectativas não eram elevadas, Agora passados três dias em união, convívio e família, percebemos que podemos ser um só em conjunto com Deus. Foi uma boa experiência onde aprendemos muitas coisas sobre Deus. Nós gostámos muito da história do filme, porque a sua mensagem tocou-nos muito no coração e, também o local, era muito agradável. Resumindo, foi uma experiência muito agradável, que voltaremos a fazer!
15 de março de 2012
Encontro IFFA de Março

Esta foi uma frase que recebi, já no final do encontro, de uma forma bastante original e peculiar, mas que contém uma grande dose de responsabilidade e um sentido de respeito muito grande. Fez-me meditar sobre o meu comportamento perante o Pai e os Seus mandamentos.
Este encontro veio no seguimento do anterior sobre o Baptismo e o tema proposto foi “Nascer de Novo”. É um tema muito complexo e que prestava para muita conversa e discussão, o que na realidade aconteceu! Houve um despoletar de dúvidas e histórias que aproveitámos para esclarecer.
Na minha opinião, é importante vermos algumas dúvidas esclarecidas relativamente à Igreja Católica e à sua doutrina, pois devemos conhecer aquilo em que acreditamos e defendemos. Neste aspecto os encontros IFFA têm tido uma importância muito grande e são catequeses muito enriquecedoras, completando com a parte espiritual sempre muito intensa.

Já perto do fim, lemos a passagem em que Jesus fala com Nicodemos (Jo 3, 1-6) e houve um tempo de meditação posterior. Lembro-me de comentar, após a meditação, a dificuldade tremenda que deverá ter sido, para aquele homem, ouvir tais palavras de Jesus, sentir que toda a sua vida teria sido vivida em engano.
Acompanhados e iluminados pelo espírito de Luiza Andaluz, vamos fazendo caminho, juntos, crescendo na fé.
Samuel Gomes
13 de março de 2012
Viver o dia-a-dia com Jesus como Luiza Andaluz...
...na Descoberta da Vocação
9 de março de 2012
Viver o dia-a-dia com Jesus como Luiza Andaluz, na Animação Litúrgica
- Aprender a valorizar e agradecer os dons que Deus nos ofereceu. Deus ofereceu-nos vários dons, a cada um de nós, há que usufruir desse presente maravilhoso que nos foi concedido.
- Confiar em Deus e deixar que Ele nos guie na descoberta do Seu amor. O Senhor tem um projecto para cada um de nós. Devemos arriscar e lançar-nos para os seus braços e deixar que Ele nos conduza para concretizar esse projecto. “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. “Nada temo porque o Senhor está comigo”.
- Saber dizer Sim, como Maria, ser simples e amar a Deus e ao próximo. Estar pronta e atenta ao que o Senhor nos diz. Ajudar e amar o próximo com gestos de caridade e humildade que podem fazer a diferença. Tudo isto também na participação e animação na Eucaristia: incentivar as crianças, adolescentes e jovens a cantar; estimular para acolitar, o Sacerdote e ajudar a comunidade; mostrar a importância de ler a Palavra de Deus aos outros; mostrar que todos podemos colaborar e que devemos dar uso aos dons oferecidos por Deus.
- Evangelizar e ajudar a compreender a Palavra de Deus, as obras e os ensinamentos de Jesus. Para ensinar aos outros, temos de compreender a Palavra de Deus.Nas catequeses, encontros e retiros, partilho a formação sobre a vida de Jesus e de Seu Pai amado.
“Quem ama a Deus com ardor não se pode limitar só a amá-lo, mas procura que os outros também o amem e o sirvam.” Luiza Andaluz