30 de agosto de 2009

Andar a Caminho da luz

Uma pequena partilha
********************
Viver em comunidade necessita sem dúvida alguma de um conceito fundamental: a comunhão. Viver a experiência do toque de Cristo em nós só pode ser plena se for experimentada em grupo e em partilha com a sociedade onde nos inserimos. Como carisma das irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima e sob o signo de Luiza Andaluz, a força da comunhão ganha relevo em cada encontro em que participo, já desde os meus 14 anos, salvo erro.Cada encontro revela-se terno e em consonância com a busca de caminho na fé que pretendo para mim. Em cada encontro percebo que a minha missão passa por destapar o rosto salvador de Cristo e viver o conceito da comunhão para além das letras que o compõem. Mais que saber como se escreve é preciso perceber o cerne da palavra e o seu significado. No encontro, que se realizou em Sesimbra no passado dia 19 e 20 de Agosto, senti mais uma vez que estar em grupo pode e é uma experiência forte do amor que Jesus me tem e quer que viva.À chegada há sempre aquele sentimento de desconhecer alguns rostos, não saber para o que vamos e sentir um bocadinho de medo daquilo que se poderá descobrir. As Irmãs, como costumo dizer, têm o dom de nos surpreender, e também de nos meter em trabalhos, isto num sentido mais de brincadeira. Cada proposta torna-se me desafio e casa desafio revela-se um caminho alegre de partilha de Deus e para Ele.Mais uma vez senti-me tocada pelo olhar terno da Mãe, aquela que segurou o seu filho morte em braços e chorou pela sua partida. Maria, o signo do amor pleno e na qual a congregação se reúne e nasceu, é uma figura incontornável da comunhão que devemos (ou deviamos) fazer. O amor, a partilha, a fé, a união, o encontro, a vida por nós, o corpo e sangue do filho foram os conceitos que descobrimos ao pensar na palavra comunhão. Ao longo do encontro percebemos que muito mais que palavras, a comunhão só faz sentido se tiver um prepósito. E esse preposito é o de viver em grupo e para ele. Só assim conseguimos passar dois dias plenos de alegria, de caminhada saudável por Sesimbra e de refeições agradáveis. No fim, à partida, ficou o sabor a pouco, tão característico de cada encontro em que participo. Já lá vão cerca de seis anos desde que m iniciei na família Andaluz. É maior a alegria desde então. Partilhar este carisma faz de mim uma melhor cristã, confirmada no meu dever de viver a comunhão e para ela.Por isso, experimentem de verdade sentir a comunhão como dom de Cristo ressuscitado. De certeza que se sentirão muito melhor. :)
um abraço
Vanessa

Sem comentários: