Já é possível ler a Mensagem do nosso Papa para a JMJ 2011 que irá decorrer e Madrid, com o tema:"Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Col 2, 7).
Num primeiro ponto, "Nas fontes das vossas maiores aspirações", o Papa faz referência ao desejo profundo de numerosos jovens: relações interpessoais vividas na verdade e na solidariedade, estabilidade, segurança, trabalho, um futuro assegurado. O Papa lembra os anos da sua própria juventude: não queríamos perder-nos na mediocridade da vida aburguesada. Queríamos o que era grande, novo. Queríamos encontrar a vida mesma em sua imensidão e beleza. (…) Este impulso de ir mais além do habitual está em cada geração. Desejar algo mais que o quotidiano regular de um emprego seguro e sentir o desejo do que é realmente grande faz parte do ser jovem. Trata-se somente de um sonho vazio que desaparece quando uma pessoa se torna adulta? Não, o homem, na verdade, está criado para o que é grande, para o infinito. Este desejo de infinito é sinal da marca de Deus em nós. (…) A cultura actual, em algumas partes do mundo, sobretudo no Ocidente, tende a excluir a Deus, ou a considerar a fé como um acto privado, sem nenhuma relevância na vida social. Embora o conjunto dos valores, que são o fundamento da sociedade, provenha do Evangelho – como o sentido da dignidade da pessoa, da solidariedade, do trabalho e da família -, constata-se uma espécie de "eclipse de Deus" (…)
Para leres a Mensagem na íntegra: http://portal.ecclesia.pt/pjuvenil/index.php?option=com_content&view=article&id=146%3Amensagem-de-bento-xvi-para-a-xxvi-jornada-mundial-da-juventude-2011&catid=37%3Ajornadas-mundiais-da-juventude&Itemid=68
Sem comentários:
Enviar um comentário