26 de março de 2013

Ano da Fé, a nível Diocesano, com os Adolescentes



Parece-nos importante que os adolescentes se encontrem e que descubram a família diocesana a que pertencem.

Há quatro anos que a Catequese do Patriarcado propõe às paróquias um dia de encontro e de oração com adolescentes, no tempo da Quaresma, em diferentes pontos da Diocese.

“Eu estou à tua Porta a bater”, foi o tema desenvolvido numa dinâmica de Ano da Fé.
O percurso iniciou com um encontro de catequistas, em Penafirme, e as equipas convidadas para a orientação dos encontros.
Pudemos contar com a preciosa colaboração de seis Institutos de Vida Consagrada: a Família Verbum Dei, Servas de Nossa Senhora de Fátima, Pias Discípulas do Divino Mestre, Paulinas, Combonianos (as), Schoenstatt, Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e leigos jovens e adultos, que participam com eles da mesma espiritualidade e missão apostólica.
Os encontros foram articulados a partir de objectivos que compreendem o percurso da fé de cada um, a identidade da fé, a fé que se celebra, a descoberta de figuras que testemunham a fé e o seguimento de Jesus Cristo.
O dia do encontro é um dia de catequese diferente, uma ocasião de descoberta de novas relações interparoquiais e da família eclesial, através da componente lúdica, de pedagogias interactivas, de oração e da celebração Eucarística.
A dedicação das equipas e a partilha de dons por cada uma das famílias religiosas foram para os adolescentes e catequistas belas experiências vividas em Igreja.
A presença de Jovens, como animadores do encontro, concretiza um dos aspectos importantes a nível da evangelização, os jovens evangelizam os jovens e são evangelizados ao intervir.

Estas acções realizaram-se em Azambuja, Penafirme, Quinta das Tílias, Idanha, Vimeiro de Alcobaça e Benedita. Participaram cinquenta e sete paróquias com oitocentos e setenta e quatro adolescentes. Os catequistas que acompanharam os seus grupos foram cerca de uma centena e os animadores que se envolveram na preparação e realização do encontro foram cento e oito. Os participantes, os catequistas, as paróquias e os Párocos farão a avaliação do que aconteceu e cabe-lhes sugerir como continuar o percurso iniciado.
















Damos graças a Deus pela partilha de tantos dons, pela generosidade de quantos colaboraram para que os dez encontros de 2013 acontecessem.

Feliz Páscoa
Pela catequese do Patriarcado
Ir. Maria José Bruno, snsf

Sem comentários: