30 de novembro de 2008

Chegámos ao Advento

No outro dia estava, há já algum tempo, numa fila para ser atendida. É uma das coisas mais aborrecidas que fazemos! À minha volta só ouvia gente a suspirar, a dizer que tem imenso para fazer, a criticar a qualidade do serviço de atendimento ou o tempo perdido naquela espera. Não aconteceu já contigo também?
Peguei num livro que tinha levado para me ajudar a "passar o tempo" e li

Podemos esperar vazios ou esperar cheios. Tudo depende do que façamos com o tempo. Os que esperam vazios irritam-se e dispersam. Os que esperam cheios, vão-se enriquecendo com o tempo” ( Joan Chittister, Escuchar com el corazon, Sal Terrae-Santander, 2005)

Tudo passou a ser tão diferente. Olhei aquele tempo de espera com olhos diferentes. A minha espera encheu-se de significado… E perante as outras pessoas que se irritavam por esperar há tanto tempo pude, a partir dali, ter uma palavra de calma e tranquilidade.

Estamos em Advento!
O tempo da espera… Fiquei a pensar o que significaria na minha vida concreta esta palavra – ESPERA!
Claro que esperamos a vinda do Messias! Esperamos o Natal! Todos aprendemos estas palavras bonitas na catequese... Mas elas só valem, só se tornam vida, quando têm um significado na nossa realidade.
O que significa esperar, estar em Advento, na minha vida concreta? O que significa para ti?
(extrato de um texto publicado na revista ANDALUZ - Set/Dez 2008)

Sem comentários: