6 de abril de 2010
Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.»
Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» que quer dizer: «Mestre!»
Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito. (Jo 20, 11-18)
«Não Me detenhas, pois ainda não subi para o Pai». Que quer isto dizer? Que tocamos melhor a Jesus através fé do que através da carne. Tocar Cristo pela fé é tocá-Lo com toda a verdade. Assim foi com a mulher que sofria de perdas de sangue: aproximou-se de Cristo, cheia de fé, e tocou-Lhe no manto. [...] E o Senhor, comprimido embora pelas multidões, só foi tocado por essa mulher [...], porque ela acreditou (Mc 5, 25ss.).
Hoje, meus irmãos, Jesus está no céu. Quando habitava entre os Seus discípulos, estava revestido duma carne visível e tinha um corpo palpável, víamo-Lo, tocávamos-Lhe. Mas hoje, que está sentado à direita do Pai, quem de entre nós Lhe pode tocar? E, no entanto, infelizes de nós se não Lhe tocarmos. Nós, os que acreditamos, tocamos-Lhe. Ele está no céu, está longe, e as distâncias que O separam de nós não são mensuráveis. Mas crê e tocar-Lhe-ás. Que digo eu? Tocar-Lhe-ás? Se creres, terás junto a ti Aquele em Quem crês. [...]
Comentário de Santo Agostinho (354-430), Doutor da Igreja
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário