1 de abril de 2010

O mandamento Novo




«Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos:se vos amardes uns aos outros.» (Jo 13, 34-35)

A Quinta-feira Santa é um convite para renovarmos a virtude da caridade. Uma caridade que é serviço, que é preferência pelo próximo. É uma caridade que deve começar pelos pensamentos (pensando bem dos outros), mas que continua nas palavras (falando bem), e, sobretudo, nas obras. O amor não se limita às boas intenções, mas transforma-se em obras, acção eficaz para aliviar de algum modo o sofrimento alheio. O amor move-se, trabalha, luta pela pessoa amada.

A Eucaristia educa-nos para o amor do modo mais profundo porque nos mostra qual o valor que temos diante dos olhos de Deus: a oferta do próprio Cristo por todos, sob as espécies do pão e do vinho. Cristo que se faz pão partido e repartido por nós, quer-nos transformar em pão de amor para os outros. O sentido do mistério eucarístico impulsiona-nos ao amor pelo próximo.

Sem comentários: