8 de novembro de 2010

TESTEMUNHO

Em nome do grupo de catequese de crismandos da paróquia de S.Mamede da Ventosa e da paróquia de Turcifal queríamos expressar a nossa opinião sobre o retiro de preparação para o Crisma, realizado nos dias 1,2 e 3 de Outubro na Quinta das Tílias, em Belas.
Á chegada fomos acolhidos pelas irmãs Cristina, Fernanda e Eugénia que nos deram a conhecer as instalações, e de seguida fizemos a nossa apresentação com um desenho que nos identifica-se.
Logo de seguida fizemos a oração na capela e fomos dormir.
No segundo dia, acordamos às oito horas ao som do rádio das irmãs e logo de seguida fomos fazer a oração da manhã. Depois fomos tomar o pequeno-almoço organizamos em grupos para ajudar nas tarefas, enquanto um grupo lavava a loiça do pequeno-almoço, os outros reuniram-se na sala com as irmãs.
De seguida, as irmãs deram-nos umas fichas acerca do nosso baptismo e nós tivemos que as preencher com a ajuda de uma passagem bíblica.
Quando terminamos a actividade, fomos para a sala e tínhamos uma surpresa a nossa espera. As irmãs tinham-nos preparado um power point com as nossas fotografias do baptismo.
Prepararam-nos também uma actividade que consistia pegarmos numa mala de viagem e elaborarmos um trabalho com os objectos que lá estavam dentro.
Já depois do almoço, todos os grupos apresentaram os trabalhos. Já mais à tarde visionamos um filme denominado “Invictus” que falava sobre o Nelson Mandela.
A seguir ao filme preenchemos um questionário, e de seguida fomos rezar para depois irmos jantar.
No terceiro dia, como habitualmente acordamos e fomos para a capela fazer a oração da manhã, depois fomos tomar o pequeno-almoço.
Ainda de manhã fizemos um compromisso individual na paróquia e em sociedade, no qual escrevemos esse compromisso numa placa e aplicamo-la numa “igreja”, essa “igreja” foi levada para a capela, onde já depois do almoço, o padre Paulo se juntou a nós, e celebrou a eucaristia fazendo uma oração por todos os nossos compromissos. Nessa eucaristia de último dia, os pais também estavam presentes.
Mesmo no final do retiro recebemos uma vela com uma oração feita por cada um de nós.
Para finalizar, tiramos uma fotografia de grupo para mais tarde podermos recordar todas as boas experiências que vivemos.
No final deste retiro, o que trazemos para casa é a alegria de partilhar experiências com os nossos amigos, e de fazermos coisas que no dia-a-dia não temos oportunidade de fazer. Este retiro ajudou-nos a estarmos sempre disponíveis para escutar o que Deus tem para nos dizer.
Em nome de todos, agradecemos às três irmãs que se mostraram sempre disponíveis para todos.
SER CRISTÃO É SER FELIZ!

Sem comentários: