7 de dezembro de 2011

Sacramento da Confirmação e sua Preparação

Iniciámos, em Outubro de 2010, o 10º ano de catequese na Paróquia de São Mamede da Ventosa - Torres Vedras. Com os encontros da catequese, vieram os convites para as noites de oração; das noites de oração vieram as caminhadas; das caminhadas veio a ajuda em instituições de solidariedade e das instituições vieram os retiros.


Um dos momentos mais importantes da nossa preparação foi o retiro na Quinta das Tílias. Foi óptimo, podermos estar lá um fim-de-semana inteiro. Deu para reflectir, rezar e ouvir testemunhos de vida maravilhosos, deu para brincar, cantar, tocar e conversar abertamente com toda a gente. Conhecemos novas pessoas, fizemos novas amizades e aprofundámos uma amizade bastante importante que nos preenche a alma e o coração, a amizade com Jesus Cristo. É maravilhoso seguir os ensinamentos que Cristo nos deixou. Aprofundar a sua fé. Conhecer a sua pessoa. Mas acima de tudo, é maravilhoso conhecer e louvar o seu amor.


Com todos estes ensinamentos que adquirimos, ao longo destes dez anos de catequese, surgiu o dia tão esperado, o dia em que iríamos fazer o Crisma.
No dia 13 de Novembro de 2011, com a comunidade presente, com Maria no pensamento e com Cristo no coração, renovámos, conscientemente, as promessas do Baptismo. Foi o dia em que dissemos que acreditávamos em Deus e que renunciávamos a satanás, foi o dia em que dissemos que queríamos pertencer a Cristo e à sua Igreja.Este não foi o dia em que nos "livrámos" da catequese e da Igreja, como alguns podem dizer ou pensar, foi o dia em que nos comprometemos a permanecer junto de Deus. Sabemos que nem todos o fazem, mas também sabemos que o vamos fazer. Vamos continuar a nossa jornada de amor, a ajudar a nossa comunidade. Não interessa se pertencemos ao coro, se somos acólitos, se damos catequese, se fazemos parte do grupo de jovens ou das Equipas de Nossa Senhora, o que interessa é que o façamos de coração aberto e com o objectivo de ajudar o próximo e de nos fortalecer espiritualmente.


Esperamos que, com a ajuda da Virgem Maria e do seu Filho muito amado, este nosso objectivo se cumpra.

Bernardo Gomes, Márcia Pereira, Kate Nolan, Sandrina Brás.

Sem comentários: