8 de maio de 2012

Encontro de Jovens Bruxelas - Luxemburgo




   Este ano o encontro de Jovens Portugueses: Bruxelas – Luxemburgo, realizou-se nos dias 10, 11, e 12 de Abril 2012, em Bruxelas, conforme estava previsto.
Há muita sede e desejo do verdadeiro Amor (Roma) no nosso mundo, dizemos muitas vezes!
E é óbvio que quem tem sede vai à fonte, se isso lhe for acessível. Mas nós, jovens ou menos jovens, temos a Fonte de água viva, a verdadeira fonte: Jesus, o Ressuscitado.
Mas como chegar lá?
Os jovens manifestaram o desejo e o in­teresse de descobrirem a Verdadeira Fonte de “ROMA” (Amor), o Deus de Jesus Cristo Ressuscitado, daí a pertinência do tema do encontro/retiro.
Foram três dias onde o espírito de abertura, a capacidade de se acolherem uns aos outros e a Deus, tornou-se uma realidade neste encontro.
O tema despertou muita curiosidade nos jovens, o que os levou a participar com muita energia e motivação sobretudo nas interrogações sobre o amor, a diferentes níveis: humano, cristão e divino, e como se manifesta na família entre amigos, cole­gas e os demais. Trabalharam com gosto e alegria, entusiasmados pelo tema que tinha sido sugerido e bem acolhido por to­dos e cada um.
  Nós, as Irmãs, procurámos exercitar mais uma vez o desejo da nossa Madre Fundadora que diz: “O pensamento que me domina, o desejo e ânsia constante do meu coração, é procurar os meios de atrair todas as almas ao Sagrado Coração do meu Jesus”.
  Para esta descoberta as Irmãs propor­cionaram momentos de jogo, de reflexão pessoal ou em grupo, de silêncio e de en­contro com Deus. Este encontro com Deus, passou pela celebração do sacramento da reconciliação e da Eucaristia; esta presidida pelo P. Vincent Ferrant, sj.
  Luiza Andaluz também esteve presente através da apresentação “Os diversos as­pectos da sua vida”.
  Foram oportunidades muito ricas em que os jovens caminharam à descoberta do valor do verdadeiro amor, cuja fonte e modelo se encontram em Deus. Deus é Amor. E como “lidar” com este amor, quan­do jovens, e menos jovens, na família, na escola, entre namorados, junto das pes­soas que nos são mais próximas? Tudo isto e muito mais se passou nestes três dias.


 
Seguem os testemunhos de alguns jo­vens participantes:

Mandy: Reencontro de uma família na fé e no amor cristão.
Pedro Silva: Encontro muito curto, mas cheio de aprendizagem.
Giovania: encontro cheio de alegria e de aprendizagem.
Michel: Foi um encontro sensacional, onde nós pudemos conhecer pessoas no­vas de ambos os grupos de Bruxelas e de Luxemburgo e reencontrar o grupo de Luxemburgo que já não víamos há muito tempo (1 ano). Foi curto para matar as saudades que nós tínhamos de todos! Mas foram três dias bem passados.
Ricardo: Uma família unida pela fé e pelo amor de Deus.
Cláudia: encontro com a segunda família.
Catarina de Sousa: encontro muito curto para quem ainda entrou há pouco tempo. Para conseguirmos perceber muitas coisas tínhamos de ficar mais tempo mas estes três dias que passámos juntos foram bem passados.
André Rocha: Um encontro cheio de Alegria e Amizade.
Vanessa Martins: Laços de amizade entre os jovens de Luxemburgo e Bruxelas que, por três dias, se reencontraram depois de um ano. Tivemos desde brincadeiras até ao mais sério e, no meio disso, tudo muito respeito e alegria, acompanhado pelo amor verdadeiro que nos une a todos.
Tiago Ribeiro: encontro muito produ­tivo nas reflexões dos temas e um convívio muito agradável entre os membros de am­bos os grupos.


Irmãs Nilza, Perpétua e Donzília

Sem comentários: