5 de julho de 2012

PRIMEIRA COMUNHÃO, NO ALENTEJO

A paróquia de Ermidas, Sado, sentiu que a celebração da 1ª Comunhão de 7 dos seus catequizandos, tinha que ser vivida, não só por eles, as suas famílias e amigos, mas também por toda a paróquia. E quis que o fosse da forma mais festiva e bela, na alegria intensa que a todos contagia e séria na sua profundidade. Assim, pediu à Família Andaluz que lhe desse uma ajuda. A Susana Coito e as Irmãs Teresa Frias e Rosária Monteiro reponderam à chamada.
Na véspera da festa, à tarde, 24 crianças e jovens da catequese, foram desafiados por esta equipa a responderem às interpelações de um power point, em trabalhos de grupo, entremeados por canções, jogos e trabalhinhos que adoraram por serem repletos de coisas novas - segundo nos disseram as catequistas depois.

Para que a participação na Missa se venha a tornar para eles, cada vez mais empenhada e alegre, porque melhor compreendida, aprofundaram nestas atividades, a maravilha que é a Eucaristia, assim como o sacramento da Reconciliação.

Na noite desse mesmo dia, 9 de Junho, reuniram-se todos os que puderam, mais a paróquia vizinha de Alvalade Sado, para adorarem Jesus no Santíssimo Sacramento. O “abraço de Jesus”, na bênção do Santíssimo, inundou do seu Amor, o coração de todos os que a Ele se abriram.

E, no dia seguinte foi a festa da 1ª Comunhão, o encontro pela primeira vez com Jesus Eucaristia! Que alegria e que seriedade com que cada momento da Missa foi vivido!

Tudo ficou mais lindo, mais perfeito, mais verdadeiro, depois deste encontro tão desejado e tão especial com o Deus que tanto nos ama. Todos ficámos mais unidos e mais fortes no Amor e no desejo de continuarmos na vida “a ser sacrários vivos”, tal como nos convidou o jovem pároco Daniusk nas suas palavras amigas, cheias de fé, convicção e entusiasmo.

Parabéns, catequistas de Ermidas Sado, pois fostes incansáveis, em dedicação e criatividade, para que tudo corresse da maneira mais perfeita e bela!

ir Teresa Frias, Susana Coito e ir Rosária Monteiro

Sem comentários: