7 de setembro de 2012

Testemunho 6 - Férias Apostólicas

Depois de uma manhã de viagem, com alguma tribulação, cheguei a Sesimbra, e com um grande sorriso contemplei a riqueza natural desta terra.
Após o acolhimento e apresentações, passámos até ao moinho e foi lá que novamente me dei conta do quão grande e generoso é o Senhor! O mar azul e infinito do lado esquerdio, a paróquia do lado direito e o castelo de Sesimbra de frente foi a melhor paisagem para oferecermos as cinquenta rosas a Maria (o terço).
No dia do Senhor, vi pela primeira vez o filme "Cartas para Deus", o que mudou muito a minha maneira de encarar a comunicação com Ele. Algo tão simples como uma carta faz-nos sentir tão especiais, talvez por serem cada vez menos usadas, hoje em dia.

No primeiro dia da missão nas praias, conheci a praia do Meco e foi aqui que recebi o primeiro "não", mas também o primeiro "sim"; sem dúvida, o nosso sorriso foi acolhido no coração de quem quis receber. Esta força interior não nos abandonou na Lagoa e nem nos momentos mais difícieis das visitas aos doentes/idosos dos lares da paróquia. Rimos, chorámos, mas estivemos presentes e conseguimos transmitir que Deus não se esquece de ninguém.
No dia 30, visitámos as Monjas de S. Bruno. Mesmo tendo entregue a sua vida para contempleção mantinham um brilho especial nos olhos e na própria voz, que me fez sentir o amor de Deus, ali em algo tão simples como uma pequena capela no meio da quinta dos duques de Palmela. À noitinha, adorámos o Santíssimo.
No dia seguinte, rezámos o terço e a Via-Sacra com as pessoas da Lagoa, pois "para caminhar é preciso alimento" e não há melhor alimento que o Espírito Santo.
No primeiro dia de Setembro visitámos o Conventinho da Arrábida e consequentemente, a própria Serra, cheia de uma riqueza enorme tanto cultural, histórica como espiritual: o nosso guia conseguiu transmitir a mensagem em pleno.
E como uma grande missão, na da melhor que terminar com uma grande festa! o Domingo celebrámos a festa da Padroeira da paróquia do Castelo de Sesimbra.
Todas estas atividades não seriam possíveis sem o Senhor Padre David, as Irmãs, e ainda as nossas cozinheiras, a D. Alda e a D. Estrela, pois enquanto os primeiros alimentavam o espírito, elas alimentavam (e muito bem!) o corpo!
Muito obrigada! E um até sempre sentido!
Raquel Ferreira

Sem comentários: