26 de novembro de 2012

Família Andaluz Jovens


No passado dia 23 de Novembro esteve mais uma vez reunido o grupo da Família Andaluz Jovem, desta vez para falar dos carismas de cada um, e de como os podemos pôr ao serviço da Igreja e, consequentemente, da humanidade.
Após a reflexão em pares, todos partilharam os seus carismas e reflectiu-se em conjunto sobre a importância de cada um deles, que por si, isolado, não tem grande valor, mas em conjunto são como as peças de um puzzle que constroem uma imagem nítida. “Ninguém é feliz sozinho.”
O serviço e a ajuda ao próximo, seja no trabalho ou escola, em comunidade com os colegas e amigos (quer nos problemas pessoais ou situações que surjam no dia-a-dia), ou mesmo perante alguém desconhecido que nos aborda, ou nos serviços à paróquia, como os acólitos, o coro, a participação nos grupos de jovens ou na liturgia.
A procura e a evangelização, apoiando os irmãos  a encontrar o seu lugar na comunidade, o que ajuda cada um a perceber o sentido da vida e o caminho para a felicidade. Ajudar as pessoas a perceber que a necessidade mais importante é o conhecimento de Deus, pois quando procuramos conhecer melhor a Deus também nos conhecemos melhor a nós próprios.
A coerência, viver cada dia de acordo com a fé que professamos, mesmo perante aqueles que não acreditam, e não têm fé.
A humildade, aceitando-nos uns aos outros como somos, tal como o Senhor Jesus nos aceitou e nos amou.
A alegria, que pode ser levada aos outros através do nosso modo de estar, com boa-disposição, ou tentando apoiar os que não se sentem felizes.
Na vida profissional, usando os conhecimentos apreendidos ao serviço da humanidade e da Igreja, por exemplo em missão, como em países menos desenvolvidos em algumas áreas.
A habilidade para as artes, importantes em diversas situações como a decoração ou animação de espaços ou elaboração de cartazes, entre outras coisas, bem como os conhecimentos musicais, sempre úteis na animação do coro ou em diversas actividades.
O encontro terminou com um chazinho quente, pois por esta altura do ano o frio já vai apertando!
Adriana Policarpo



Sem comentários: