11 de agosto de 2010

Ecos das Férias Apostólicas (II)







"Férias": Passear, relaxar, conhecer, divertir
"Apostólicas": Rezar, meditar. ajudar, alegrar

Agora, juntar tudo, misturar um pouco e temos um tempo excelente: Férias Apostólicas!!

Quando somos chamadas a embarcar nesta viagem para o desconhecido, deixando por momentos a vida mundana, ficamos por um lado felicíssimas por conhecer e ter novas aventuras mas por outro lado, um pouco apreensivas.

No primeiro dia de Agosto, era chegada a altura: na alta cidade da Guarda embarquei na carrinha e, juntamente com as irmãs Eugénia, Luisa Sofia e Luisa Maurício e com as jovens Anastácia, Sandra e Ana Sofia partimos para a Paróquia de Figueira de Castelo Rodrigo.

A princípio, um pouco timidamente, começámos a conversar. Mal dei por mim e já novas e óptimas amizades se tinham criado. As orações em grupo, a partilha do que mais nos tocava, as brincadeiras um pouco sérias à hora do trabalho e a entre-ajuda foram elementos-chave para que esta semana tivesse corrido tão bem.

As refeições na cozinha do Sr. Pe. Victor eram sempre longas pois era mais o riso que a fome! Tantas as histórias eram... E para adoçar ainda mais a nossa vida, ainda tínhamos direito aos mimos que as irmãs nos preparavam.

Mas não só saciávamos a fome física como também a sede espiritual!

Durante a semana, diariamente, rezávamos o Evangelho do dia, meditávamo-lo e acabávamos partilhando o que o Senhor nos dizia. E o momento alto (e não é só uma metáfora!) foi a manhã de retiro. Subir ao monte para rezar algumas passagens relacionadas com Maria, junto à capela de Nª Srª de Fátima e elevarmos os nossos olhos para o Céu, eram os ingredientes para uma mditação tocante que me ajudou muito.

Em termos de contributo na paróquia, realizámos alguns encontros com jovens, adultos, crianças e adolescentes e dos quais o convívio e o ensinamento foi tanto! E não me podia esquecer das Laudes e Vésperas nas quais as pessoas da paróquia rezavam connosco!

Estas férias são para repetir! É tão bom sentirmos o amor de Deus!

Obrigada, Senhor! E muito obrigada, companheiras!

Raquel

Sem comentários: