11 de agosto de 2010

Ecos das Férias Apostólicas (IV)











Entre os dias 1 e 8 de Agosto quatro jovens e três Irmãs puseram-se a caminho de uma aventura. Sem grande conhecimento prévio do local, dos seus residentes, dos meios logísticos que encontrariam, do funcionamento da paróquia, das suas necessidades. Dirigiram-se a Figueira de Castelo Rodrigo.

A vila sossegada entre as montanhas agrestes, os poucos habitantes que lá se encontravam nesses dias de Verão, receberam-nos com uma hospitalidade desconcertante, oferecendo-nos continuamente o que de melhor tinham: doces, pão, leite, fruta ou outros bens da terra. O prior, o Senhor padre Victor, colocou-nos a par da vida da paróquia e da realidade dos seus habitantes (a quem conhece pelo nome).

Planeámos, então, várias formas de, ao longo desta semana, falarmos de Cristo - do seu amor, da Sua procura, das cores puras com que Ele deseja que pintemos a vida - aos vários grupos e faixas etárias da população. Em cada dia, ao fim da tarde ou à noite reunimo-nos com as pessoas. Todos os dias rezámos Laudes e Vésperas na Igreja paroquial e participámos na missa diária. Animámos o terço, a Santa Missa e a procissão no alto do Monte da Marofa, diante de uma paisagem deslumbrante.

Houve ainda tempo para visitarmos os idosos e desfrutarmos da beleza natural das montanhas, rio e mata da zona.

Foram dias muito bem passados em férias, convívio, partilha e serviço.

Sandra Bartolomeu

Sem comentários: