15 de agosto de 2010

Férias Apostólicas (V)


As Férias Apostólicas, com a duração de uma semana, constituem uma das actividades de pastoral juvenil SNSF que ocorre todos os anos por altura das férias de verão com um duplo objectivo:
- Colaborar por uma semana numa paróquia segundo o nosso carisma, estando disponíveis para o que for preciso, em total espírito de colaboração com o pároco;
- Oferecer às jovens que queiram participar nesta actividade, uma experiência mais intensa de oração e missão nessa paróquia, colaborando activamente com as Irmãs na preparação e consecução das actividades.

Assim, nos últimos anos temos estado presentes em paróquias de diferentes dioceses, sendo que este ano optámos, em diálogo com o pároco, pela paróquia de Figueira de Castelo Rodrigo, na Diocese da Guarda.

Dedicámos a esta paróquia a semana de 1 a 8 de Agosto. Houve tempo para tudo: para contemplar as maravilhas naturais da terra, para rezar, para conviver, para realizar actividades domésticas, para visitar idosos nos lares, para preparar e dinamizar encontros com adultos empenhados na paróquia, jovens, adolescentes e crianças. A experiência que todas nós fizémos de sermos profundamente amadas por Deus, de comunhão entre nós e de doação, faziam-me recordar o pensamento de Luiza Andaluz: “Quem dá e se dá por amor, não dá, recebe”. Efectivamente, Deus não se deixa vencer em generosidade!!



Esta actividade foi possível graças à colaboração discreta e efectiva (também afectiva!) das nossas Irmãs da comunidade da Guarda; do empenho e hospitalidade incondicional do Senhor Padre Victor, pároco de Figueira; da adesão às actividades por parte dos paroquianos de Figueira, assim como dos dons que nos foram oferencendo ao longo da semana em géneros alimentares e outros; da oração silenciosa de tantos e tantas!... O nosso muito obrigada a cada um.




Ir. Eugénia

Sem comentários: